Pular para o conteúdo principal

12. Em busca de mim

Eu já disse que meu marido fora um dia a pessoa mais importante da minha vida? Já disse que somente em seu abraço é que me sentia segura? 
Por isso é que me encontrei tão perdida... esperava que ao lado dele nada, nem ninguém, pudesse me atingir, para mim ele sempre seria uma fortaleza. Confiei a ele essa função. O problema é que novamente não o comuniquei sobre. Sempre a mesma atitude! Quando irei aprender? Por muito tempo tentei, através dele, conseguir a certeza que tanto precisava. Pensei que dele é que viria a segurança... custou para entender que somente eu, e mais ninguém, é quem tinha as senhas necessárias para abrir as portas que ainda estavam fechadas.
Dediquei-me tantos anos da minha vida a tentar atender as expectativas das pessoas sobre mim e tinha tanta facilidade em relação a isto que achei, com convicção, que "perceber" a necessidade do outro era natural. Não era... como ser mãe também não... nessa vida nada é nato minha gente, tudo requer esforço por demais! Por esse motivo acabei não desenvolvendo o principal traço de humanidade, a meu ver hoje, rsrs: dizer o que DE FATO queremos! Nunca soube o que era isso! Sempre fiz o que agradaria mais as pessoas ao meu redor... nunca o que eu queria MESMO fazer. Deu tão certo por tanto tempo... mas quando se vira mãe a gente não tem mais disposição para meias verdades, a vida se revela nua e crua a nossa frente! Não sabia bem ao certo quem eu era até então... 
E fiz as pessoas que mais amo sofrerem por ser assim... 
Não me alegro por esse  meu jeito... também não me condeno... ensinaram-me a ser assim, era preciso mudar, sabia, mas como? Uma ideia era fixa em minha mente: "Estou perdida, ok, fazer o que, mas quando eu me encontrar... ah... quando eu me descobrir... será bonito de se ver..."
Contei que quinze dias antes do parto parei de frequentar a terapia? É... talvez este, entre todos os outros, tenha sido o pior dos erros cometidos!
Mencionei em algum momento que recusei ajuda após o nascimento de minha menina? Sim... recusei! Nunca façam isso, garotas! Nunca! Aceitem que precisam... peçam... apelem. Recrutem todas as suas irmãs, todas as amigas, faça chantagem emocional se preciso, mas exijam um batalhão de mulheres ao seu redor. Desenvolvi uma teoria nesta época: mulheres precisam de mulheres, nem que for para xingá-las, rsrsr. Não somos  ninguém sem outras por perto. 
Hoje teria obrigado minha irmã mais nova, e madrinha da Bebela, a ter acordado a noite para fazer as mamadeiras; a mais velha,  trocar a bebê de madrugada; a mami seria minha cozinheira oficial, comida de mãe tem poder... as tias, a cuidar das trocas de dia e das roupinhas; minha prima a conversar sobre a vida lá de fora e cada uma delas a me abraçar mais, beijar mais, dizer o quanto era linda e fofa e boa mãe... mesmo que fosse mentira, rsrsr 
Quanto a mim: AMAMENTARIA, o que já estava de bom tamanho! 
Li uma vez nesses livros idiotas que ensinam a gente a ser mãe de mentira: "Bebê dormindo, mamãe descansando!" Oi? Em que momento do dia uma mãe descansa?????????? Em que momento do resto de nossas vidas dormimos em paz outra vez? Será que entre o lavar a louça ou a roupa? Limpar o chão, trocar, amamentar, ferver as mamadeiras? PELO AMOR DE DEUS!  😡Acordem! Mãe não para... e não tem direito algum...
Na prática, dei conta de tudo, nunca deixei de cuidar de minha pequena, sempre fui a melhor mãe que poderia ser. Mas por dentro...ah...não estava preparada para tamanha mudança... e ouso me perguntar: alguém está? Não sei... só sei que não me tornei uma pessoa melhor sendo mãe, transformei-me a mais estressada, com toda a certeza do mundo, mas melhor... não. Antes de sermos melhores precisamos saber quem somos! 😉
Por hora e razões óbvias de sobrecarga, não penso em ter outro filho, no entanto se o tivesse não me preocuparia com a decoração do quarto, mas em contratar uma faxineira; não ficaria louca com as lembrancinhas, faria yoga para parar uma hora por semana e mandar todos plantar coquinho de um jeito mais gracinha... Enfim... dizem que a gente aprende a ser mãe no segundo pimpolho... não pretendo pagar para ver, não agora... Até porque ainda moro longe do meu batalhão particular cor-de-rosa. Outro conselho: Uma vez grávida, volte a morar com sua mãe! Ok! Talvez esteja sendo um pouco radical, porém adoraria ter de volta meu quarto de solteira as vezes... Não... não para sempre... só umas horinhas na semana. Fica a dica mãe!
E falei tanto assim para concluir que preciso expressar de alguma forma (desenho, gritos, palavras) o que quero! Aprender isso é minha meta... 
O marido ainda é meu porto! Preciso registrar isso, porém a segurança tem que estar em mim, "errar uma vez é humano", pessoal, mas persistir... não quero, não devo e não posso mais confiar a ninguém o que cabe somente a mim buscar. Ainda não sei quem sou sem as querências dos outros, mas já posso dizer que gosto de passar esmalte colorido sempre igual no pé e na mão, não sou a mulher maravilha, preciso de carinho e sim, as vezes, viro um monstrinho... Não sou a melhor pessoa do mundo, mas tenho tentado, ao menos, ser bem mais eu! Devo isso a mim e a minha filha, que me tem como exemplo.




Comentários

  1. Dei uma parada na descrição de ser mãe... antes precisava descobrir o ser eu mesma...mas a mamãe Fer volta no próximo capítulo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia