Pular para o conteúdo principal

2. Não fui feita para dar a vida?

Esterilidade sem causa aparente. Ah??? Pois é... este foi o meu diagnóstico. Mas diagnósticos não são para dizer o que a gente tem?
Meu Deus! Tantos exames invasivos, tantas expectativas em cada um para isso? Sem causa aparente...  essa foi boa! Alguém do céu está tirando uma com minha cara, só pode ser isso!
Meu ginecologista sugere uma videolaparoscopia investigativa e... terapia. Que engraçadinho, por acaso ele está sugerindo que não engravido porque minha cabeça não deixa? E o coração? Não conta? Não importa? Ei! Todos vocês! Eu QUERO ser mãe! 
Ok! Querer então, no meu caso, não foi o suficiente. Vamos encarar isso de frente: nasci quebrada! Farei análise! Até porque parece que não tenho opção, minha prima já marcou meu horário! E quando a família pensa que você é louca... minha gente... é melhor não duvidar! 
Cirurgia e terapia agendadas! Estou mesmo fraquinha demais... de alma principalmente. Aproveitar todo o tempo livre para chorar, essa não deve mesmo ser uma atitude muito construtiva.
Diagnósticos (agora os verdadeiros!): 
- Terapia: realmente... "o buraco é bem mais embaixo!", quanta coisa para arrumar!!! Como vivi sem isso antes?
- Cirurgia: Endometriose, ovários policísticos, cistos obstruindo as duas trompas.
Nada que impedisse a gravidez, mas tudo que atrapalhava.
Fisicamente falando, tudo resolvido, útero agora limpinho! Seis lindos meses com muita chance de engravidar e... Nada!
- Diagnóstico 2: um ano e meio tomando altas doses de hormônios e SEM PODER ENGRAVIDAR! Oi? Este médico está doido? NÃO! E não e não! Recuso-me! Peço hormônios sim, mas daqueles que estimulam a ovulação, mesmo sabendo que eles podem também estimular a endometriose. Autorização concedida! Mas somente por três meses... Ok! Nada no primeiro mês! Nada no segundo! Volto no terceiro, sem mais um pinguinho de esperança... Acompanho a ovulação outra vez, três hormônios diferentes, parece que meu corpo não foi fabricado para gerar vida mesmo... termino o tratamento, última consulta... saio mais uma vez com a autorização do exame de gravidez e um aperto no peito. Choro na calçada mesmo! Estou com raiva do mundo! 
Sonho com Nossa Senhora que me avisa sobre uma criança forte que nascerá no dia de meu aniversário. Acordo assustada! "Só se for da vizinha, penso"... Entendem que não posso mais criar um pedacinho de esperança se quer? Porque não suportaria...E tudo o que passei só reforçou ainda mais minha hipótese: não fui feita para gerar nada.
Vinte e seis de fevereiro de dois mil e treze: estou grávida!
Gravida? Ah! Para vai... brincadeira tem hora! Não pode ser! Gravida? Farei outro exame, o laboratório errou em alguma coisa.
Dois dias depois e ouço ao buscar o resultado: "Você foi a única paciente que fez dois exames de sangue para confirmar a gravidez, rsrsr!" Está bem, confesso, exagerei, mas quem nunca...
Sinto-me luz! Felicidade é pouco! Não caibo em mim! Preciso gritar para todos: "Estou grávida!!!" E é exatamente o que faço! Espalho o mais rápido que posso a notícia! Carrego em mim vida! Preciso dividir essa alegria com todos... afinal, a esta altura, não havia quem, ao meu redor, já não rezasse por mim.




Comentários

  1. Ahhh, como eu lembro disso tudo!! :)

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse você, Amili... não fosse as mulheres de minha vida (mami, tata, Di, Ni, tia Nê e tia Tê)... juro... não sei se aguentaria...

    ResponderExcluir
  3. Ei! Nunca te achei louca! Hahaha Te empurrei pra terapia pq sabia que seria ótimo pra vc e que sem o empurrão vc não iria! Rs Não aguentava mais te ver apagadinha... Queria sua luz de volta! E ela veio :)

    ResponderExcluir
  4. Hoje eu sei, Ni! E sou grata todos os dias por isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia