Pular para o conteúdo principal

10. Voltei a ser professora, mas continuava sendo mãe!

Ok! Entendi! Dei tanta importância ao lado difícil de ser mãe que perdi o bom em algum cantinho dos choros abafados e a vontade de sumir.
Mas "bora correr atrás do prejuízo"! Dos seis aos nove meses aprendi a curtir mais e me preocupar menos. Passeei um montão com minha Bela e, pouco a pouco, fui me encaixando na rotina de mãe.
E foi bom demais! Com todas as dificuldades e dúvidas de sempre, mas bem mais leve... três bons meses e... o inferno outra vez!
Ei mundo! Você acha que nós, mães, temos um botão que quando apertado nos faz diminuir o ritmo, esquecer que existimos, abrir mão de tudo, nos isolarmos, parar no tempo e, logo em seguida, quando acionado outra vez tudo volta a ser como antes? É isso? Vá se ferrar! Pronto, falei! Mas que droga é essa?
Voltei a trabalhar...
Ninguém, além das outras mães, pode entender... Como fingir que nada aconteceu? Como ter o mesmo rendimento, com o coração fora do peito? Como voltar se toda a minha alma agora é de mãe? Penso nesse período no quanto o dinheiro faz falta... se o tivéssemos, poderia ficar com minha filha. 
Ficar? Para sempre em casa? Incorporar de vez a "Amélia"? Será? De repente me vejo em pânico! Não... isso também não dá... Logo, só me resta mesmo encontrar esse botão aí de cima e rezar para que ele funcione...
Enquanto estava na sala de aula, sentia-me bem, pois me achava útil! Sempre adorei o que faço e fazê-lo, agora com o coração de mãe, ficou ainda mais delicioso! Amo cada um de meus alunos do jeitinho que são, foi assim desde o início. Porém ser professora e mãe fez-me enxergá-los como filhos e pensar que cada um deles poderia ser minha menina. Estava com saudade de sentir-me importante outra vez!
Digo isso porque mesmo que trabalhasse 24h ininterruptas ficando em casa, ainda assim, para toda a sociedade machista desse século, não seria mais que minha obrigação! Mas dar aula, apesar de também não ter valor algum para esse povo, fazia-me bem! 
O difícil era sair de casa todos os dias... deixar minha bebê dormindo e ir embora era diariamente insuportável! O que me tranquilizava era saber que ficava com o pai. Meio período ele, meio período eu... foi assim por um tempo.
Lógico que rolava muito ciúmes... Sou de escorpião, gente, isso está em minha essência!
Pensava: "Eu é quem deveria estar com ela!" "Eu , só eu é quem sabe cuidar dela!" 
Mas, apesar disso, voltar a trabalhar me faz bem... Confuso, não é mesmo? Não! Apenas uma mulher do séc XXI, sendo uma mulher do séc XXI.
Cheguei a esta conclusão: Há muito mais mulheres bagunçadas como eu, muito mais do que pensei...
Eis o X da questão! Bingo! Não sou a única mãe diferente dos manuais! Mas parece-me que sou uma das poucas que fala, esbraveja, grita! Isso fez toda a diferença! Para pior!
Senti-me condenada desde que saí da maternidade pelo simples fato de falar o que sentia ao invés de calar-me e abrir a boca só para dizer o quanto é maravilhoso ser mãe como a maioria faz! É maravilhoso! Mas também é trabalhoso, doloroso, desesperador!
Quem está certa? Eu ou elas? Ninguém! Cada qual, a sua maneira, está fazendo seu melhor! Não escrevo para achar culpadas! Não mesmo! Ao contrário! Escrevo para achar aliadas, para desabafar, para mostrar que não precisamos seguir padrões o tempo todo... Só queria não mais me sentir censurada! Não quero mais os olhares desviados... nem os pensamentos: "Não contrariem, ela está fora de si!"
Não quero porque não estou! Só não posso compartilhar com a teoria de que a maternidade é nata, nasce junto com as mulheres! E que, por isso, todas devem agir da mesma maneira! Todas devem fazer parto normal, todas devem amamentar, todas devem ser pacientes o tempo todo, todas saberão exatamente o que fazer... NÃO!!!
Prefiro pensar que cada uma de nós tem o direito de ser a mãe que é capaz de ser! Nem a melhor, nem a pior! Apenas mãe! Errando para acertar, sempre! 
Eu nunca soube por qual motivo minha filha chorava, sempre ia por exclusão! Cansativo por demais!
Lembro-me dela berrando, berrando e berrando no colo de minha prima que me perguntou: "O que faço?" e eu: "Não sei também!" Ela achou minha resposta o máximo! Rsrs








Comentários

  1. "Como ter o mesmo rendimento com o coração fora do peito"? Você disse tudo o que estou sentindo no momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria tão mais fácil se realmente tivéssemos o direito de ser mãe é o que mais a gente quisesse, não é Cecília!? Mas este mundo não está preparado para isso não... e a gente vai rezando todos os demais dias de nossas vidas para sermos fortes!

      Excluir
  2. Já tive vontade de largar tudo pra cuidar da pequena, mas sei que não é por aí.Dias desses fiquei muito triste no PA da Unimed. Ao saber que a pequena ia à escolinha a médica disse que eu deveria pensar bem se valia à pena voltar trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste... triste por saber que teve que ouvir isso... outra vez pessoas dizendo o que pensam sem refletir nem colocar-se no lugar do outro...

      Excluir
  3. Foi mesmo libertador pra mim Qdo vc disse que tb não sabia o que fazer! Afinal eu já era uma mulher de 30, então achei que devia saber acalmar um bebê! (Olha a prima entrando na loucura antes mesmo de pensar em ser mãe!). Ainda bem que tenho você pra me mostrar a realidade da maternidade! Tenho ctz que, se um dia eu engravidar, sua experiência vai me ajudar a aceitar as mudanças com mais tranquilidade! 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia