Pular para o conteúdo principal

34. Existe mãe sem culpa?

Conversando, dia desses, com uma colega queridíssima, ouvi seu relato sobre ter deixado de dar atenção ao filhote (por estar terminando uma apresentação que faria) e o quanto lembrar disto estava deixando-a chateada. Ela explicou que logo em seguida à negação, voltou atrás, largou tudo o que estava fazendo e dedicou-se ao pequeno (um fofinho de sorriso encantador feito o da mãe). Mas nada a fez desculpar a si mesma por alguns dias.
E quem nunca, né...
Em minha última postagem, falei um pouco sobre o quanto culpei-me por tudo o que vivenciei com o início da maternidade... E como fui um carrasco comigo mesma.
Então fiquei pensando: será que existe mãe sem a culpa? 🤔
Ou ela, a culpa, nasce juntinho de nossas crias?
Sei não...
O que posso afirmar é que todas as mamães que conheço carrega a "fulaninha" consigo. Como se tudo o que acontecesse fosse por algum erro ou falha nossa. Sem contar a sociedade machista em que vivemos que não só joga nas costas das mulheres a criação dos filhos, como também as acusam por tudo. Graças a Deus e aos meus sogros, não tenho um marido machista, mas ainda pego-me pensando nos direitos que os homens tem e nós não. Como para nós, mulheres, tudo fica mais limitado depois da maternidade, né! Uma de minhas maiores dificuldades foi não querer abrir mão de continuar fazendo coisas das quais gostava antes de ser mãe. Não fui capaz de bancar minha querência.
De repente, vi-me enredada em dias iguais, exatamente iguais, sentindo uma solidão tão grande que gelava os ossos e incapaz de mudar.
Mecanicamente "dava conta de tudo" e pensava: "Vai passar, tem que passar, não pode ser assim para sempre, pode?" 
Não foi... Passou... Aos poucos fui me adaptando a minha filhota, nossa rotina, meu novo mundo. Fui rasgando o dia a dia, para abrir espaço para um café da tarde, uma caminhada, uma costura... E vi que ainda estava por ali, diferente, mas ainda eu!
Uma das coisas que mais me irritavam  nesse tempo foi ver o quanto a vida do papai continuava a mesma. Nunca vi uma super, hiper mudança na rotina de meu marido. Apesar de sempre auxiliar-me, conseguiu manter seu mundinho mais conservado. Já euzinha  tive que me reinventar e nascer  quase que como outra pessoa 😬. É agora que vem a pergunta que não quer calar: "Por quê?"
Porque sim! Porque carreguei comigo, desde o dia em que coloquei os olhos em minha bonequinha, uma culpa chata, chata. Como disse, penso que ela vem junto com o parto😑. Romper com ela cabe a nós, pessoinhas do sexo feminino. Chega, né! 
Hoje, acordo pensando em ser o melhor que conseguir e durmo dizendo a mim mesma: "Fiz o que pude e tudo bem!" 😊.
Concluindo, então... Somos culpadas até o dia em que abrimos mão de ser! 😉
Não quero mais que minha menina pense que sou perfeita... Basta que saiba que sou humana. Não me envergonho de pedir desculpas a ela, foi o que minha amiga fez também! E é o que todas devemos fazer, acho...
Ok! Também não consigo sempre, mas ainda assim, quando sou capaz de olhar essa nova velha vida com aceitação é bom demais!!! 





Comentários

  1. Ai essa tal de culpa! Às vezes a supero e na maioria das vezes sou superada por ela. Tento a cada vez não me cobrar tanto, como se fosse um diálogo com a minha própria consciência kkkk, bizarro né? Acho que é coisa de mãe... faço sempre o que posso e preciso ter para mim que de alguma forma isso é suficiente, embora muitas vezes percebo que poderia ser "mais". Esse "mais" também é complicado né? Tão desejado e ao mesmo tempo cada vez menos possível. Ainda bem que refletimos né Fer? Adoro suas postagens, me vejo em todassss! Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que seria de minha parte mãe sem essas reflexões. Assim como passar por tudo isso, sem minhas queridas mães confidente seria impossível. Canso-me também dos "mais"... Difícil harmonizar o necessário com o coração. Enfim... Sou a favor a nos unirmos enquanto mães, sempre! 😉

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia