Pular para o conteúdo principal

20. É necessário dizer

UAL!!! Estou feliz! Não, ainda não é porque tudo, tudinho está dando certo... Vamos combinar que isso não é real, minha gente! Estou feliz por perceber que, de pouquinho em pouquinho, vou me transformando em uma mãe diferente das do manuais e... Pasmem! Acho isso muito bom!
Já falei por aqui no quanto ler livros sobre maternidade me fez mal, certo? Mas por um bom tempo achei que a culpa de tudo era só deles... Fui injusta! Desculpem-me autores! Hoje sei que eu é quem não estava preparada para eles! Sei que desenvolvi uma técnica de acreditar que tudo seria como estava lá, criando altas expectativas... Por ser ingênua demais? Inexperiente demais? Burra? Sei não...
O que sei é que hoje consigo lê - los sem pensar que acontecerá ou, pior, que deverá ser daquele jeito...
Hoje sei que nunca estive no controle de nada, ao contrário, de tanto acreditar nisso, agi feito doida.
Descobri que posso errar e pedir desculpas, posso ser eu mesma e, ainda assim, algumas pessoas continuarão me amando e que, tentar todos os dias ser a melhor mãe, mesmo sabendo não ser, já me torna boa.
Mas ainda entristeço quando explodo... Ainda sinto uma fúria imensurável de vez em quando e saio batendo portas, gritando com quem estiver perto ou caminhando sem rumo - quando sei que minha filha está em segurança, óbvio!
Primeiro faço, depois me martirizo eternamente... Queria tanto, tanto, tanto que fosse diferente... Porém só querência não me levará a lugar nenhum. Sei que ações, sim! Desisti de querer ser outra pessoa, apenas tento viver em paz com o furacão que mora em mim. 
Busco diariamente manter-me calma, gritar menos, culpar-me menos e falar mais o que penso. Tem manhãs que dá certo, tardes que dão errado, noites que não durmo, mas vou seguindo. Sinto a cumplicidade entre minha filha e eu crescendo a cada novo sol e, graças a Deus, ela está desenvolvendo a habilidade de falar do que gosta e do que não a agradou. E isso vai me norteando para uma melhor convivência. 
Ela agora diz: "Mamãe, fiquei triste quando gritou comigo" e eu: "Desculpe-me, filha, mas então me obedeça, assim não precisamos chegar neste ponto!" "Tudo, bem, mãezinha!" 😍
Essa é minha mocinha criança, como ela mesma se intitula... Eu sei... Isso parece tão maduro, não é mesmo? Mas ela diz com sua linda carinha rosada e seus olhos de jabuticaba que me fazem lembrar de que nem fez três anos ainda. Nessas horas penso em Deus... dizem que as crianças escolhem por quem querem ser cuidadas, não sei se isso é verdade, o que é certo para mim é que escolheria minha Bela quantas vezes fosse necessário! 
Ainda penso: "Ela merecia mãe melhor!" Mas logo em seguida digo a mim mesma que ela foi entregue a mim por ser capaz de dar a ela exatamente o que precisa para ser feliz! 
Ultimamente recusei-me a judiar de mim mesma, simples assim!




Comentários

  1. Melhor mãe e esposa do mundo!!!
    Uma fase atrás da outra, e fica a saudade😍 É, nossa pequena está voando rápido, envolta por todo amor. Bjs de seu amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😍😍😍 Obrigada, amor! Não imaginava encontrar esse comentário aqui! Ganhei presente sem ser aniversário! Amo você!

      Excluir
  2. Melhor mãe e esposa do mundo!!!
    Uma fase atrás da outra, e fica a saudade😍 É, nossa pequena está voando rápido, envolta por todo amor. Bjs de seu amor

    ResponderExcluir
  3. Fer, vc é a melhor mãe para a Bela. Tudo o que fazemos e na intenção de acertar,se erramos é pq somos seres humanos. E se for de coração a Bela já perdoou e só fica a culpa.Culpa é um sentimento q todas as mães tem. Por trabalhar, por não trabalhar, por tomar decisões, por não tomar decisões,po colocar limtes, por não colocar, etc.
    Força amiga sempre!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raquel! Verdade, toda ação nossa gera uma reação, que no caso é a culpa, mas estou caminhando para fugir dessa armadilha, rsrs, bj

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia