Pular para o conteúdo principal

25. Retrocedendo

Foi uma leva boa de "amo minha vida, amo a mim, amo o mundo..." continuo achando que sou uma boa garota, porém...
Vocês acharam que tudo havia se resolvido? Pois é...Enganei até a mim mesma... não me odeiem ou o façam, tanto faz! 
Parece que educar é mesmo a tarefa mais árdua, cansativa e dolorosa do mundo... nenhuma outra a supera. Nem sempre é legal ser mãe... Quantas vezes eu penso isso! E quantas vezes me arrependo de ter pensado... Minha filha consegue ser tão cruel comigo que dói! Dói a alma, dói o peito, dói a consciência. Dói, cansa... Todo dia ensino a mesma coisa e todo dia ela me devolve com a mesma rispidez, falta de educação e descontrole... OK, também não sou exemplo de auto-controle para ninguém, já perceberam... 
Parece que nada que faço dá resultado... Parece, infelizmente, que será assim eternamente. Eu sei que tudo na vida tem um porquê, sei que a vida é constante entendimento, confio na inteligencia dela, sei que superará essa fase... Mas, sinceramente, o fardo anda mais pesado do que me acho capaz de aguentar.
Cinco! Esse é o número de vezes em que minha menina se jogou no chão, gritou, bateu-me, arranhou-me... Por cinco vezes, em lugares públicos, ela me tirou do sério a ponto de sentir ódio por amá-la tanto  e não conseguir corrigir seu comportamento como deveria...
E como deveria? Essa é a pergunta mais difícil de se responder...
São oito da noite agora. Ainda estou pensando em pegar minha bolsa, deixar a mocinha rebelde com o pai e sumir. Por uma, duas, três sei lá quantas horas... Quantas são necessárias para eu aprender a ser mãe? 
Quantas??? Meu Deus, quantas...
Hoje, novamente, vou pedir a Maria, mãe de todas as mães, para me iluminar... Cada dia que passa vejo minha filha mais e mais petulante e respondona, fazendo tudo o que odiava ver no filho dos outros. 
Converso, fico brava, bravona, saio de perto, permaneço por perto, grito, coloco de castigo, converso outra vez, tiro brinquedos... E nada... Meia hora depois, no primeiro não que leva, volta a agir igualmente sem controle...
Só peço orientação, lá de cima. Hoje preciso de um abraço de luz... 
Sem palpites, por favor, aos que estiverem lendo, já estou triste por demais, não é necessário piorar isso, certo?
Sei que amanhã, quando ela me acordar com seu lindo sorriso e dizer: "Bo dia, mamãe!" Tudo passará, no entanto hoje preciso parar e chorar. 
Provavelmente - e que bom, escreverei logo, logo sobre fazer tempestades em copos d'água. Mas quer saber, hoje está doendo e, para me sentir melhor, precisava dizer! 😢


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia