Pular para o conteúdo principal

62. A segunda primeira semana de aula de minha vida

E chegou o dia: Isadora iniciou sua jornada! Tive todo mês de julho para preparar meu coração. Ele não ficou doído, apenas apreensivo. Normal, certo? A mesma idade com que foi a Isabela, a mesma vontade de viver também.
Segurou a própria bolsa, como quem diz: "daqui para frente é comigo, mamãe"! Soltou a minha mão, agarrou a da irmã e seguiu. 
Parei! De repente me senti pequena diante de tanta bravura! Ouvi o primeiro choro, aquele do dia em que nosso cordão foi cortado e, por mais uma vez, senti a separação. 
Ela foi andando, de mão dada com a "Tata", segura de si e feliz!
Entrou no parque e ficou olhando, encantada, as demais crianças. 
Um charminho aqui, uns beijinhos nos amigos, acolá e, pouco a pouco, foi se mostrando capaz, ainda que procurando meu olhar. 
Tão pequena e já sabe: ele sempre estará lá. De longe, quieto, pronto para aplaudir ou acolher. 
Chorou para dormir. Eu também ainda choro as vezes, querendo voltar para o lugar mais seguro do mundo. Todos choramos. O que nos difere, fazendo-nos fortes, é a vontade de continuar. Minha menina quer isso! 
Teve um dia para adaptar-se. Foi necessário. A professora que há seis anos acolheu um lado do meu coração, abraçou o segundo pedacinho e sorriu para mim. Sei que quis dizer: "Ficará tudo bem!" Entendi e agradeço. 
Foi mais fácil desta vez. Sabia da competência e do amor pelas crianças da escola escolhida! Virei as costas e fui. Ela ficou, junto com  todo o meu coração e pensamento. Ficou na terça, na quarta, na quinta e na sexta! Parabéns, minha luz prateada. Estou orgulhosa! 
Sei dos momentos difíceis, meu docinho... Passarão, mamãe promete! Só peço que venha sempre sorrindo na saída, saberei assim, diariamente, que fiz o melhor para você! 



Comentários

  1. Outra menina forte, outra menina luz, assim como a Tatinha, assim como a mamãe... E eu, como Titi apaixonada que sou, agradeço a Deus, todos os dias, por elas! Também chorei, confesso, ainda choro... mas estou orgulhosa e feliz, pela força e determinação da Ternurinha, pelo carinho que a Tatinha teve, por tudo, ainda com o coração apertado e cheio de saudade, agradeço... Obrigada meu Deus, pela semana vencida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que foi uma semana difícil para todos que a ama. Mas estamos bem e felizes! Minhas meninas tem e sorte por terem tantos amores

      Excluir
  2. Vamos ver se pelo computador consigo comentar hahaha Amei o texto, assim como amo todos! <3 Essa neném ai não vale os tomates que come, logo estará adaptada antes que a gente consiga piscar haha

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se pelo computador consigo comentar hahaha Amei o texto, assim como amo todos! <3 Essa neném ai não vale os tomates que come, logo estará adaptada antes que a gente consiga piscar haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

63. Entregando os pontos

20 de novembro de 2019, uma quarta-feira: o dia amanheceu estranho. Estou cansada. Não cansada de "putz, que dia!". CANSADA de alma. Não respiro bem. Como se a vida me deixasse exausta, sabe. Mais discussões com a Bela. Não sabia, juro, que a teimosia da adolescência poderia chegar antes. Dirijo até a escola, apesar de meu corpo inteiro e pensamentos, pedirem o contrário. Começo a aula, vários alunos falam comigo ao mesmo tempo: primeiro branco  do dia (não consigo continuar, a voz, cansada, quase não sai, o ar também não). Não consigo retomar o conteúdo. Insisto! Medo. Estou perdendo o controle de tudo? Quarta aula do dia e mais um branco. Mente embaralhada. Preciso voltar para eu mesma, minhas filhas precisam de mim e eu também. Pressão na nuca, forte. O peito aperta, sufoca. O braço pesa. Minha cabeça não suporta mais informações. Saio no meio do período. Procuro um cardiologista. Após vários exames sou encaminhada para o psiquiatra. Dezembro: antidepressivos, depressão cr

64. Fênix

 Entregando os pontos? Jamais! Meu nome é Fernanda, sou de escorpião, filha de nordestino com Italiana e amo duas meninas. Nada me faz desistir!  Sim, é verdade que caio muitas vezes, mas para levantar ainda mais forte! Muito eu! Tenho duas lindas garotinhas, por elas encontro força. Não, não queria me submeter a medicação e seus efeitos colaterais... Mas o que não tem remédio, remediado está. Através do tratamento, vou permanecendo. Sem picos muito altos ou muito baixos. Apenas oscilando... Como onda sem espuma em mar tranquilo. Vou seguindo nesse vai e vem.  Descobrindo, pouco a pouco prazeres antes não vistos. Como se a vida ganhasse novas cores e sabores. Bem devagar vou experimentando tudo, redescobrindo uma alegria que ficava abafada pela doença.  Janeiro, fevereiro, março de 2020: é tempo de parar. #fiqueemcasa. De repente, o que era tão normal, fica estagnado. As mochilas são guardadas, uniformes amontoados. Os potes com nomes para o lanche perdem sentido. Deixa de existir a co

65. O trabalho invade a vida

Pandemia! Eis que tudo muda. Nunca vimos nada assim, capaz de paralisar o mundo! Foi tão anormal que as vezes ainda parece mentira.  Mas, não, não é mentira. Há um vírus forte o suficiente para desafiar a ciência e matar milhões de pessoas. E está em qualquer lugar.  2020: o ano que nos obrigou a sermos diferentes.Começou com carinha feliz, de esperança e muito trabalho. De repente, nos surpreendeu em proporções gigantescas e a vida pediu reinvenção.  A primeira coisa que mudou foi o trabalho, ele veio para dentro de nossas casas e, antes que nos déssemos conta, nossa intimidade foi escancarada.  Não deixamos de trabalhar, mas precisamos aprender um jeito novo. Sim, temos filhos! Sim, eles choram, se irritam e resistem como se quisessem gritar: "Não está certoooo! Não aqui, em nosso lar! Aqui você é nossa mãe!" Retrocesso total na luta das mulheres, altos índices de mães desempregadas: foram as primeiras, cujas cabeças rolaram. Foi escancarado o mundo patriarcal que se fingia